segunda-feira, 25 de junho de 2012

ENTREVISTA COM O ENGENHEIRO CIVIL MAURO MONTENEGRO, PROVÁVEL RESPONSÁVEL PELA PERÍCIA NAS OBRAS DA CPI DAS ARTES


Este blog acaba de entrevistar, com exclusividade, o engenheiro civil Mauro Montenegro, provável responsável pela vistoria e pelo laudo técnico que fornecerão subsídios para os trabalhos da CPI das Artes. Mauro foi indicado pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Adamantina. O engenheiro respondeu às perguntas pelo celular, diretamente da obra, onde iniciava informalmente a primeira vistoria.

Blog CPIdeTUPÃ – O senhor será o engenheiro responsável pela vistoria e elaboração do laudo técnico sobre a construção do Espaço das Artes/Teatro Municipal de Tupã?
Mauro Montenegro – Esta é uma vistoria informal. Eu ainda preciso discutir com a Comissão e com o administrativo da Câmara a minha contratação.

Blog CPIdeTUPÃ – Mesmo assim, o senhor já inicia uma vistoria?
Mauro Montenegro – Existe grande possibilidade de acertamos as bases do contrato. Por isso, quero aproveitar para obter o maior número possível de dados sobre a obra ainda hoje. Dessa maneira, adianto meu trabalho.  Caso não feche contrato, esta vistoria fica por minha conta e risco.
Nota do Blog: no exato momento da entrevista, o engenheiro já contava com a presença do Presidente da CPI das Artes, vereador Lucas Machado, no local da obra.

Blog CPIdeTUPÃ – Em que consiste seu trabalho?
Mauro Montenegro – A despeito de possíveis pressões políticas, meu trabalho é e será meramente técnico. Trata-se de uma perícia técnica, de análise orçamentária, com total transparência sobre a obra através de números, custos, preços. Ou seja, sobre o que está feito ou não, o que foi pago ou não. Será feito um apontamento específico sobre todos esses itens.

"Dar continuidade à obra não é o ideal porque o vistoriador poderá não encontrar mais a condição apontada inicialmente."

Blog CPIdeTUPÃ – O juiz responsável pelo processo aberto por improbidade administrativa indeferiu a solicitação de embargo da obra, que continua em andamento. O senhor acredita que poderá ter seu trabalho prejudicado?
Mauro Montenegro – Deu-se continuidade aos serviços de construção da obra, o que não é o ideal. Esta continuidade pode, sim, prejudicar o trabalho porque toda e qualquer auditoria procede a apontamentos específicos. O vistoriador pode, eventualmente, não encontrar mais no local aquela condição apontada inicialmente.

Blog CPIdeTUPÃ – É possível dizer que há algum tipo de pressão política?
Mauro Montenegro – Como eu disse, pode haver qualquer tipo de pressão, mas eu não a sinto porque meu trabalho não permite interferência de qualquer sorte. Meu trabalho está embasado na composição dos dados da obra, inclusive orçamentários. Não sinto a pressão.

Blog CPIdeTUPÃ – Em relação ao seu trabalho, já é possível definir uma programação?
Mauro Montenegro – Em primeiro lugar, farei esta vistoria informal com, inclusive, fotografias da obra. Este trabalho me permitirá definir com precisão o valor do serviço para posteriormente discutir minha contratação pela Câmara Municipal de Tupã. E isso pretendo apresentar ainda nesta semana.
O próximo passo será um detalhado estudo documental. Quero me atentar às planilhas do projeto. Pretendo solicitar a Casa o prazo de um mês para apresentar o laudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não aceita defesas partidárias ou ataques pessoais