quarta-feira, 11 de julho de 2012

Por que esta CPI é tão importante para Tupã?

Averiguar o destino do dinheiro público é uma obrigação dos cidadãos. Mesmo porque, 70% dos impostos são oriundos dos recursos dos mais pobres dos brasileiros. Vêm dos impostos indiretos, aqueles embutidos em cada produto que compramos, da caixa de fósforo à geladeira.
Mas em alguns casos, esta obrigação é ainda mais necessária. Este é o caso de Tupã.
Porque aqui a desigualdade social é gritante.
Segundo o IBGE, 20% da população tupaense acima de 60 anos é analfabeta. Se forem negros acima de 60 anos o índice salta para 41%. Já o rendimento mensal per capita em Tupã é de 714 reais. O valor médio para homens negros é 40% inferior ao valor médio dos homens brancos.
Levantamento realizado por Paulo Cherentes e divulgado no facebook indica que 120 tupaenses, na ponta de cima dos estratos sociais do município, possuem patrimônio acima de 1 milhão de dólares.
Esta desigualdade exige que o dinheiro público, que vem em sua grande maioria da parte de baixo da escala social, seja muito vigiado. Trata-se de uma questão de justiça social, de respeito aos que contribuem mais para o desenvolvimento de Tupã.
Daí o exemplo fundamental que esta CPI está dando para todos nós. A sua simples existência é um ato de cidadania.
Temos que acompanhar e prestigiar. E exigir de todos vereadores (e também dos candidatos a vereador) um posicionamento claro a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog não aceita defesas partidárias ou ataques pessoais